Categorias
Psicologia Infantil

Trocando as telas por brincadeiras

O avanço da tecnologia e forma com que ela tem se tornado parte do nosso cotidiano e rotina, proporciona novas formas de ser e de fazer nas mais diversas esferas de nossas vidas.  No entanto, assim como tudo na vida, buscar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e uma vida composta também pelo aqui e o agora, pelas relações humanas e as interações presenciais, são fatores que possuem relação direta com o desenvolvimento humano e com a saúde mental.

Especialmente durante a infância, onde as crianças estão em processo de descoberta e construção de si, passar tempo demasiado em frente as telas, fazendo uso exagerado de vídeogames, TV’s, Tablets, Smartphones, Computadores, entre outros,  como uma forma de entretenimento e muitas vezes até mesmo de descanso para os pais, pode trazer prejuízos físicos e psicológicos para os pequenos, uma vez que o brincar envolve uma série de habilidades lúdicas, psicomotoras, afetivas e de relacionamentos interpessoais que são enriquecedoras e necessárias para um desenvolvimento infantil saudável.

Pensando nisso, selecionamos algumas brincadeiras simples, mas que podem proporcionar momentos de troca, intimidade, risadas e o mais importante: um momento de romper com o automático do cotidiano e com a toda a sedução dos entretenimentos tecnológicos, para experienciarmos aquilo que temos de mais precioso e certo: o aqui e o agora.

Leitura: Os livros além de serem altamente acessíveis, proporcionam um momento de intimidade e afeto entre os cuidadores e as crianças, além de estimularem a imaginação, ser fonte rica de aprendizado, vocabulário e grande auxílio para o desenvolvimento da escrita e da leitura. Leia para a sua criança!

Atividades Físicas: Atividades simples como pular corda, brincar de “pega-pega”, “esconde-esconde”, “morto e vivo” e/ou qualquer outra brincadeira que envolva movimento, além de divertimento e interação, ainda contribuem com a saúde física. Movimentem-se!

Recursos disponíveis: Use a sua criatividade a partir dos objetos e recursos que possui em casa. Brincadeiras com massinha, pintura, desenhos, jogos de tabuleiro, “O que é o que é?”, mímica, dentre outras, podem proporcionar ótimas experiências. Crie sua forma diversão!

Nesta brincadeira de investir tempo nas relações pessoais, no toque e no aqui e agora, todos saem ganhando: os pais e/ou cuidadores por conhecerem e cuidarem melhor de suas crianças e os pequenos por aprenderem pelo exemplo a desfrutar de momentos simples e das relações interpessoais. Experimente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.