Anteriormente, divulgamos aqui um texto explicando a diferença entre estar ansioso(a) e ser. Portanto, o objetivo desta publicação hoje, é falar sobre uma das principais consequências de viver em um estado constante de ansiedade: os pensamentos negativos que isso gera.
Quando a gente passa a viver totalmente em função do futuro, especialmente com medo de que coisas ruins aconteçam e evitando a todo custo possíveis perdas e frustrações, nós deixamos de viver a realidade daqui e do agora, ofuscando da nossa visão as possibilidades positivas e os cenários otimistas. Desta forma, o nosso comportamento, decisões e escolhas passam a ser guiados pelo medo e pela fuga de toda e qualquer coisa que dê o mínimo sinal de insucesso, ou até mesmo que nem dê sinais.
Pensamentos de incapacidade como “Ninguém gosta de mim”, “Tudo dá errado para mim” e “Eu não sou capaz”, aparecem como frutos dessa relação pessimista do indivíduo com o mundo, e acabam por gerar uma série de consequências de reação em cadeia, uma vez que: a emoção causa o sentimento, o sentimento afeta o comportamento e o comportamento traz consequências.
Portanto, uma pessoa em estado de ansiedade tende a pensar de forma pessimista, rodeada de medo e angústia e consequentemente, tende a tomar decisões também pessimistas, com foco em fugir e/ou evitar determinadas situações. Inclusive, na maior parte das vezes não existem sequer evidências reais, que confirmem o medo e angústia sentida, mas apenas pequenos sinais interpretados de forma desproporcionalmente ameaçadora e pessimista.
Por isso se faz importante nos observar e perceber: como está a sua perspectiva sobre a vida e o sobre os fatos? A maioria dos seus pensamentos te causam medo e angústia sobre as coisas que estão por vir? É difícil tentar visualizar um cenário otimista e consequências positivas em sua vida? Você tenta fugir e evitar situações embaraçosas que precisaria resolver? Se a resposta para maioria destas perguntar for SIM, talvez esteja na hora de compreender e agir sobre estes pensamentos, pois não devemos achar “normal” uma vida vivida em função do medo, da angústia e da dor.
A ansiedade tem tratamento e não é normal ser bombardeado(a) por pensamentos ruins e intrusivos o tempo todo. Muitas vezes, o bem-estar, a felicidade e a saúde mental que você tanto procura, podem estar dentro de você e no seu modo de pensar. Se precisar de ajuda para acha e reconhecer, procure um profissional.