De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito de saúde está para além da ausência de doenças, pois refere-se a um estado de completo bem-estar, tanto físico, como mental e social. Portanto, especialmente quando nos referimos ao cuidado com as crianças, é importante nos atentarmos tantos às questões físicas, como emocionais e sociais que as envolvem, a fim de poder identificar aspectos que contribuem e/ou prejudicam a saúde dos pequenos e poder remanejá-los, sempre que necessário.
Diante deste contexto, um fator que vem se tornando cada vez mais comum em crianças, especialmente neste cenário de pandemia que envolve mudança de rotina e imprevisibilidade, é o aumento no estado de tensão, que embora possa variar de frequência e intensidade de acordo com características genéticas, psicológicas e ambientais de cada criança, quando presentes de forma frequente e intensa, podem apresentar prejuízos em diversas esferas da vida, como perdas no rendimento escolar, oscilações de humor, irritabilidade, dificuldades de relacionamentos interpessoais, medo excessivo, dentre outros sintomas.
Por isso, separamos 4 dicas para ajudar a aliviar o estado de estresse e tensão das crianças, a fim de contribuir com a qualidade de vida dos pequenos e prevenir o desenvolvimento de quadros ansiosos, dentre outros:
1 – Prática de Atividades Físicas
Não é novidade para ninguém que os exercícios físicos liberam generosos hormônios do bem-estar e prazer, proporcionando sensações agradáveis para o nosso corpo e mente, além de ajudar a cuidar da saúde física e prevenir doenças. Portanto, reserve uma horinha do seu dia para se exercitar com as crianças, da forma que melhor se encaixar nas condições e rotina de vocês. O importante é fazer!
2 – Adequação das Atividades Extracurriculares
Observe como está a carga de atividades extracurriculares da sua criança. Muitas vezes, o excesso de atividades extracurriculares pode gerar um alto grau de expectativa e cobranças, que ao invés de estimular, podem travar o desenvolvimento sadio gerando tensão e estresse.
3 – Diálogo e Afeto
Estreite o vínculo com a sua criança, estabelecendo e mantendo uma relação de diálogo e afeto. A comunicação sincera, transparente e empática, gera um espaço seguro para a expressão de sentimentos e opiniões que quando acolhidas e bem administradas, contribuem em muito com a diminuição da tensão.
4 – Estabeleça hábitos saudáveis
Avalie os seus hábitos alimentares, os horários da sua rotina, a qualidade e quantidade das horas de sono e mesmo que de forma gradual e simples, vá ajustando sua rotina de modo a gerar bem-estar e prazer, pois questões alimentares, de higiene do sono e organização, fazem toda a diferença no dia a dia de qualquer família, especialmente das que tem crianças.
E você que tem criança em casa, já parou para observar o estado de tensão do seu pequeno?
Caso sinta que é necessário, procure ajuda profissional ♥