Categorias
Ansiedade

Estou ansioso (a), o que fazer?

A ansiedade é um estado emocional inerente à experiência humana. Isso porque, durante o decorrer de nossas vidas, vamos aprendendo a identificar situações que sinalizam a aproximação tanto de eventos bons, como de eventos não tão bons assim. Um exemplo disso, pode ser ilustrado quando olhamos para o calendário e nos sentimos ansiosos com a chegada das nossas férias com direito à viagem (aproximação de eventos bons), ou então, quando olhamos também para o calendário mas nos deparamos com a aproximação de um exame nada confortável de se realizar (eventos não tão bons assim).  

A grande questão envolvida, é a de que basta algum estímulo nos sinalizar a aproximação de um evento futuro com carga emocional, que pronto, passamos a nos comportar em relação ao futuro. O nível de ansiedade e a forma de expressá-la, irá variar de pessoa para pessoa, a depender de fatores genéticos, psicológicos e sociais. No entanto, é bastante comum que uma pessoa em estado de ansiedade possa apresentar desde inquietação, tensão muscular e falta de concentração, à sensação de vazio e angústia, desconforto abdominal, taquicardia, sudorese e sensação de “paralisia”.  

Portanto, seguem algumas dicas efetivas, para usar durante aqueles momentos em que “bate aquela ansiedade”:   

1.       Se concentre na sua respiração  

A respiração é uma poderosa ferramenta para nos percebemos. Respirar ajuda a oxigenar o cérebro e a nos deixar menos atento no campo das emoções e mais no campo da consciência e do raciocínio lógico. Pode parecer clichê, mas quando a ansiedade bater, não se esqueça de respirar pausadamente e se concentrar na sua respiração. Puxe o ar lentamente e solte também lentamente contando até 6. Vá reparando no ritmo e movimento do seu corpo. Repita quantas vezes achar necessário. 

2.       Ouça os sons do local em que você está 

A ansiedade é o nosso corpo se comportando em relação ao futuro. Por isso, se concentrar nos sons ao seu entorno, ajuda a te puxar de volta para o presente. Experimente.  

3.       Observe os objetos perto de você 

Outra dica além de se atentar aos sons, é observar os objetos à sua volta. Independente de onde você esteja, sempre existirá uma infinidade de detalhes a ser explorado com os olhos. Se permita observar.  

Após seguir essas dicas, é provável que o seu corpo se volte para o momento presente, mais imediatamente. Você pode combinar essas dicas e/ou adaptá-las da forma que melhor fizer sentido para você. Estas são apenas algumas técnicas simples e acessíveis, para que a gente não fique paralisado com a ansiedade. Mas é claro que cada caso é um caso, assim como cada pessoa é única. Portanto, se a ansiedade estiver prejudicando a sua qualidade de vida, busque ajuda profissional.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.