Categorias
Psicologia Infantil Sentir e Expressar

Você sabe como desenvolver um diálogo com o seu filho depois da escola?

Embora a comunicação possa parecer algo simples e espontâneo para muitas pessoas, desenvolver um diálogo que gere aproximação e saia da esfera superficial, nem sempre é tão simples assim. 

Isso porque, a comunicação é um fenômeno complexo, o qual envolve diversas questões para além das palavras ditas. A comunicação composta por um emissor e um receptor que variam simultaneamente de papel, não garante que o conteúdo daquilo que é falado seja efetivo e proveitoso.

Um exemplo disso, é quando queremos puxar assunto com alguém fazendo algumas perguntas, e em troca, recebemos respostas fechadas como “Sim” ou “Não”, “Não sei”, “Tá bom” e “Uhum”, que acabam impedindo um maior aprofundamento no assunto e até mesmo uma conexão verdadeira entre as pessoas que se comunicam. 

Dentro deste universo da comunicação, nós sabemos que especialmente ao que se refere à comunicação de pais e/ou cuidadores e seus filhos, é muito importante a existência do diálogo, do espaço para expressão dos sentimentos e o mais importante: do acompanhamento da rotina e desenvolvimento dos filhos. Pois conhecer a rotina dos pequenos e o que acontece dentro dela, possibilita aos responsáveis a se aproximarem melhor de seus filhos e intervir quando necessário, seja num nível de tomada de decisão ou até mesmo à nível de orientação, acolhimento e apoio, nesta fase crucial para o desenvolvimento e formação de personalidade, que é a infância. 

Por isso, seguem algumas dicas para desenvolver um diálogo depois da escola, estimulando respostas que gerem autoconhecimento, intimidade e conexão: 

1 – “Qual foi a melhor novidade que você aprendeu hoje?”

2- “Me conta uma palavra diferente que você ouviu hoje?”

3- “Qual seu lugar preferido na escola?”

Perceba que essas perguntas exigem que a criança pense sobre o seu dia e/ou sobre os seus gostos para poder responder. A partir desse contato consigo mesmo, o autoconhecimento vai sendo estimulado desde a infância, além de estreitar a relação com os pais e/ou responsáveis. Caso você tenha algum tipo de dificuldade para estabelecer um diálogo com o seu pequeno, procure ajuda profissional, pois a infância é um período muito especial e determinante na forma com que o indivíduo constrói sua visão de mundo e sobre si próprio . 


Cuide e influencie positivamente essa fase do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.