A ansiedade é um estado emocional bastante conhecido entre as pessoas. No entanto, sua forma de se manifestar em cada organismo, pode variar de acordo com um amplo leque de possibilidades.
Embora alguns sintomas deste estado emocional sejam mais comuns, como sudorese e taquicardia, existem sintomas menos conhecidos, como é o caso do formigamento nas mãos e nos pés. Este formigamento inclusive, pode se manifestar acompanhado de tremores e vermelhidão no rosto, como é o caso de pessoas que receberem alguma notícia impactante (seja ela boa ou ruim) e começam a sentir o rosto esquentar, a boca tremer, alguns “tiques” na região do rosto e formigamento nas mãos e/ou pés.
Isso acontece, porque quando vivenciamos um alto nível de ansiedade, sofremos uma hiperestimulação do sistema nervoso central, que por consequência, gera uma descarga de adrenalina que percorre por todo o nosso corpo, alterando a luz do vasos sanguíneos e causando a sensação de formigamento. Além disso, quando ficamos nervosos e respiramos de forma hiperventilada, alteramos a troca gasosa do nosso organismo e também podemos sentir sensações similares às de formigamento.
Outro fator importante, é que quando uma pessoa ansiosa começa a perceber sintomas como o formigamento pelo seu corpo, ela tende a aumentar o nível de nervosismo, isso porque, existe uma tendência de pensar rapidamente sobre inúmeras possibilidades negativas relacionadas àqueles sintomas (como por exemplo a possibilidade de infartar), além do medo de que algo ainda pior aconteça. Desta forma, ao perceber-se ansioso, uma pessoa em estado de ansiedade que não tem consciência sobre o seu corpo e como agir, pode entrar em desespero e desencadear crises de pânico.
E o que fazer então nestes momentos?
Muitas vezes nós não temos controle sobre a emoção que uma notícia ou qualquer outro estímulo irá despertar em nós. No entanto, ao perceber sintomas como taquicardia, sudorese, tremores, formigamentos e desconfortos abdominais, uma estratégia efetiva pode ser a de lembrar de ajudar o seu próprio corpo.
E como fazer isso? Felizmente existe uma ferramenta gratuita, simples e acessível a todos os seres humanos, independente de sexo, idade, etnia, classe social ou profissão: a respiração.
Pois é! Inspirar profundamente, segurar o ar por alguns segundos e expirar lentamente (pelo menos cinco vezes) irá ajudar o corpo a ficar mais calmo, além de fazer com que o nervo gavo estimule os receptores de Gaba, dos nossos neurotransmissores de calma.
Agora que você já conhece este sintoma típico de estados ansiosos e como controlá-lo de forma efetiva, observe as reações do seu corpo e análise se você tem sofrido com a ansiedade. Conhecer algumas estratégias para lidar com o estado ansioso é muito importante, no entanto, caso estes sintomas façam parte do seu cotidiano e prejudiquem a sua qualidade de vida, encare-os como mensageiros que estão te indicando necessidade de buscar ajuda.
A ansiedade é um vilão invisível, que muitas vezes passa despercebido ou naturalizado, mas identificá-la e tratá-la com orientação profissional, pode dar um novo sentido e sabor para a vida de quem precisa.