Categorias
Psicologia Infantil

Transtorno Opositivo Desafiador:

Veja se o seu filho apresenta algum dos sintomas.

O Transtorno Opositivo Desafiador, popularmente conhecido como TOD, é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado pela dificuldade sistemática e severa de se envolver e aceitar regras. As crianças com TOD são altamente opositoras, desafiadoras e tendem a criar confusões e conflitos por onde passam, uma vez que querem impor suas vontades, ao mesmo tempo em que apresentam grande dificuldade em lidar com frustrações e limites.

O TOD faz parte da categoria de transtornos disruptivos, o que significa que ele é transtorno cujos comportamentos são externalizados e geram prejuízos para o indivíduo e pessoas próximas a ele, como amigos e familiares. Embora seja muito comum que os pais e responsáveis confundam o TOD com o comportamento de birra, se faz importante entender a diferença entre ambos.

A birra é um comportamento imaturo, mais comum entre crianças de até 04 anos de idade, e que acontece como uma consequência da falta de repertório da criança em compreender algumas situações e se expressar de forma assertiva. Os comportamentos de birra também possuem relação com o contexto da criança e educação dada pelos pais, no entanto, de um modo geral, este padrão de comportamento tende a desaparecer ou diminuir de frequência conforme a criança vai amadurecendo.

Já no caso de crianças que sofrem com TOD, embora os primeiros sinais possam aparecer bem cedo, este transtorno tende a ser mais comumente identificado no período da pré-adolescência e início da adolescência, além de também poder existir em jovens e adultos. Crianças com disposição para desenvolver TOD, podem apresentar irritabilidade exacerbada desde aproximadamente os 02 anos de idade, no entanto, é por volta dos 07 a 09 anos de idade, que os sintomas podem ser percebidos de forma mais intensa, ilustrados pela tendência a lidar com tudo de forma brusca, comportamentos frequentes e intensamente explosivos, mudanças súbitas de humor e tendência a criar situações de conflitos no ambiente familiar e escolar, bem como gerar discussões, brigas e segregar grupos, causando desentendimentos. A fim de ilustrar melhor, separamos 05 características típicas de crianças com Transtorno Opositivo Desafiador, para que pais e responsáveis possam observar em seus filhos:

1 – Tendência a transgredir regras: nunca obedece e nem respeita nada que é acordado, pedido ou imposto;

2 – Apresenta oposição a consensos: discorda de ideias, consensos e opiniões, não por ter uma lógica e argumento contrário, mas por necessidade de se opor e contrariar.

3 – Tendência a discutir e “bater boca” para colocar sua opinião acima dos demais;

4 – Tendência a descontar suas emoções e frustrações em outras pessoas de forma violenta e até mesmo agressiva, sem se importar com o contexto e com as consequências de suas ações;

5 – Tende a ser irresponsável por suas ações e comportamentos, colocando sempre a culpa no outro e não reconhecendo suas responsabilidades e limites;

Além dessas características mais comuns, em cerca de 50% dos casos, o TOD está associado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), podendo também estar associado ao Transtorno Bipolar, Autismo e outras comorbidades. Por isso, caso exista alguma dúvida em relação ao padrão de comportamentos da criança, ou caso características como as mencionadas acima estejam afetando a qualidade de vida do próprio indivíduo e das pessoas ao seu redor, é muito importante buscar por orientação profissional para fins de diagnóstico e intervenção adequada. Nos casos de diagnóstico de TOD, o tratamento deve ser conduzido de forma multidisciplinar, onde os profissionais envolvidos no tratamento da criança precisam se comunicar, a fim de reunir aspectos de todas as esferas da vida: escolar, familiar, social, biológica etc, e montar uma estratégia possível para a família. Afinal de contas, quando bem conduzido o tratamento, os resultados tendem a proporcionar significativa melhora na qualidade de vida e desenvolvimento para a criança, seus familiares e amigos.  ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.