Categorias
Autocobrança Autoconhecimento

Valorize a sua caminhada.

Comparações, imprevistos, cobrança, dificuldades… estas são algumas variáveis que fazem parte da trajetória de qualquer ser humano, e que, a depender do momento em que a gente esteja vivendo, podem despertar sentimentos de insatisfação, inferioridade e até mesmo de incapacidade.

É muito comum sermos rígidos em relação a nós mesmos e termos dificuldades para reconhecer as nossas conquistas e vitórias. Isso porque, a medida em que conquistamos algo, existe uma tendência natural de que a conquista se torne parte do nosso novo “normal” e consequentemente, passemos a desejar coisas maiores.

O desejo, é parte fundamental do ser humano, que nos leva a sonhar, buscar e realizar. No entanto, o desejo também está intimamente ligado com a ausência daquilo que se deseja ter. Desta forma, a partir do momento que o objeto desejado é alcançado, podemos até apreciá-lo por alguns momentos…, mas será que essa valorização tem prazo certo para acabar?

É como uma criança que deseja um brinquedo da moda e depois de tê-lo, brinca um pouco e logo enjoa, esquece, quebra e/ou passa a desejar outro. Esse movimento de ambições desenfreadas, tende a ofuscar o brilho e amargurar o gosto das nossas mais doces conquistas. Por isso, sempre que se perceber angustiado(a), ansioso(a) e/ou desconfortável por ser quem você é e estar onde você está, não se esqueça de olhar com carinho para a sua história e vida, reconhecer as suas fraquezas, assim como as suas forças, condições e realidade. Olhe para você, como você olharia para uma pessoa querida, com olhos de admiração, acolhimento e afeto… seja gentil consigo.

Está tudo bem em desejar evoluir, estar em novos lugares, ocupar outros espaços, desempenhar outros papéis e obter coisas. Isso faz parte da dinâmica da vida e é altamente natural, pois daqui a 15 minutos, já não seremos mais a mesma pessoa que somos agora. No entanto, embora a gente esteja em constante mudança e evolução, o nosso “eu do passado” deixa marcas no tempo únicas e impossíveis de apagar (mas sim de ressignificar) … essas marcas imprimem a nossa história e a nossa identidade no tempo e no espaço em que experenciamos a nossa humanidade, tornando a nossa vida única e artesanal.

Portanto, quando nos pegarmos sofrendo por não ter os brinquedos que gostaríamos de ter, é importante olhar para dentro do nosso armário e lembrar do valor de tudo aquilo que já conquistamos e lutamos para ter.

Nos momentos em que a autocobrança ou os desejos paralisarem você, se você estiver sozinho(a) e não tiver ninguém para te dizer, seja a pessoa que defenderá você de você mesmo. Nunca menospreze as suas conquistas, não desmereça as suas vitórias. Uma vida em que aprendemos a apreciar o gosto de cada vitória, é uma vida mais leve e cheia de sentido, que faz cada segundo valer a pena de ser vivido.

Nada de ficar desmerecendo o seu processo de evolução, valorize-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.