Categorias
Psicologia Infantil

Ecolalia infantil

Você sabe como ajudar?

A Ecolalia Infantil é um distúrbio de comunicação e linguagem, caracterizado por uma forma de se expressar, onde a criança responde aos outros diante de um diálogo, repetindo as últimas palavras ouvidas. A grande questão deste distúrbio, muito comum em crianças no Transtorno do Espectro Autista, é que além de limitar a comunicação, a repetição das palavras não está necessariamente associada ao seu significado. Por exemplo, se a mãe diz “Filho, você quer biscoito?” para uma criança com ecolalia, é provável que a criança responda “biscoito”, independente de ela querer ou não, pois ela está repetindo as últimas palavras da frase dita pela mãe, sem emprestar seu significado.

É possível também, que a criança com ecolalia reproduza frases de personagens de desenhos e filmes. Algumas crianças podem reproduzir essas expressões de forma fora de contexto e/ou sem significado, assim como também podem pegar expressões emprestadas para se expressarem, utilizando de seu significado. Neste segundo caso, estamos falando sobre uma ecolalia funcional, pois embora a criança repita uma frase que viu em algum lugar, ela está fazendo isso como uma forma de expressão e utilizando de significado.

É muito importante que os pais e adultos que convivem com crianças com este tipo de distúrbio, saibam compreender seu funcionamento e fazer uso de estímulos que possam contribuir com o desenvolvimento gradual da comunicação da criança.

Por isso, seguem algumas dicas importantes:

  • Acompanhamento Multidisciplinar:

O tratamento com a fono é essencial para o desenvolvimento da comunicação em crianças com Ecolalia. Além disso, a psicoterapia pode ajudar a potencializar o trabalho da fono, além de servir para suportar e orientar pais e familiares.

  • Forneça estímulos visuais:

Mesmo que a criança esteja apenas reproduzindo sons, enquanto interage com ela é muito importante explicar o que se está fazendo. Então ao perguntar se a criança quer beber água, por exemplo, mesmo que ela repita “água”, os responsáveis podem mostrar o copo, beber um gole na frente da criança, e oferecer visualmente a água, em paralelo com a comunicação verbal.

  • Reforce as pequenas vitórias

Ninguém sai da posição de “último da fila “ para  “primeiro da fila”, pois no meio disso existe um processo, entre ser o penúltimo, antepenúltimo e assim por diante.  Sem atropelar e nem cortar a fila de ninguém. Semelhante a este processo de fila, funciona também o desenvolvimento humano, como um contínuo e gradual processo, que especialmente no caso de crianças com ecolalia, exige dos responsáveis um olhar atento e disposto a celebrar cada comportamento que se aproxima de uma comunicação com função e significado. Por isso, mesmo que a criança ainda não esteja se comunicando de forma adequada e funcional, esteja atento ás pequenas vitórias, reforce-as e celebre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.