Um experimento realizado pela IKEA DUBAI, viralizou na internet ao ilustrar a forma com que as palavras, ou mais especificamente o Bullyng, afeta de forma negativa o desenvolvimento da vida. Neste experimento, duas plantas do mesmo tipo e tamanho, foram colocadas no pátio de uma escola da rede GEMS Wellington Academy nos Emirados Árabes Unidos. Embora as plantas fossem idênticas e recebessem a mesma quantidade de água, luz e ar, elas foram expostas a tratamentos totalmente diferentes: enquanto uma recebia elogios a outra recebia xingamentos e insultos.
O resultado? Depois de um mês, os resultados já eram bastante visíveis, pois a planta que recebia palavras positivas e afetos, crescia de forma saudável e com as folhas verdes, enquanto a planta que recebia palavras negativas, estava com as folhas amareladas e murchas.
Este experimento já foi amplamente replicado e os resultados se repetem, nos mostrando que a vida, seja ela vegetal, animal ou humana, é altamente sensível aos estímulos ao seu redor, especialmente os estímulos do meio social, que podem afetar significativamente o desenvolvimento de um ser vivo.
Transpondo este aprendizado para a vida cotidiana, podemos compreender que se uma planta pode murchar ao ser exposta à uma série de palavras negativas e insultos, imagine só o que as palavras não podem causar em um ser humano com capacidade de raciocínio lógico e de interpretação da comunicação verbal, além de todo o aspecto emocional e psicológico que nos envolvem.
Se atentar com a nossa forma de se comunicar uns com os outros, e especialmente com a forma que nos comunicamos com as crianças, é um ato de responsabilidade coletiva, pois as nossas palavras possuem poder de influenciar a vida das pessoas. Além disso, da mesma forma com que as palavras e o tom de voz, podem afetar negativamente a vida de alguém, também podemos usá-los ao nosso favor para regar as pessoas com quem convivemos e amamos, nutrindo-as de palavras positivas e boas intenções, mesmo nos momentos de correção ou discordância.
Desta forma, usamos o nosso poder de comunicação, raciocínio lógico e influência, de uma forma que promova qualidade de vida e boas referências. Afetamos aos outros e vamos sendo afetados por eles, de forma responsável e positiva, se assim quisermos e estivermos dispostos.
Mas e você, já foi positivamente afetado pelas palavras de alguém hoje? Se ainda não, experimente começar por ser a pessoa que rega alguém. A gentileza, o afeto e a positividade são contagiantes, e todos nós somos como flores em crescimento constante.
Caso precise de ajudar para lidar com a comunicação que você emite ou recebe, procure ajuda profissional.